Com certeza você já se
olhou no espelho e não gostou do que viu, seu cabelo já não estava mais com
aquele corte, a cor então, nem se fala, não tinha o mesmo brilho de antes. É
claro que você não pensou duas vezes, pegou o telefone e marcou um horário no
salão. Chegando lá disse que gostaria de mudar, estava disposta a tudo para ter
um look mais moderno que se encaixasse na dinâmica do seu dia-a-dia. Afinal, de
que adianta ter um cabelão se você não tem tempo para cuidar (escovar, colorir,
tratá-lo, etc). Mesmo tendo explicado exatamente o que queria saiu do
cabeleireiro um tanto quanto insatisfeita, certa de que, a relação
custo X benefício não tinha valido a pena.
Isto porque o cabeleireiro
não buscou alguns detalhes sobre a sua rotina, com o que você trabalha, se você
trabalha em empresa na área comercial, interna ou externamente? Atende
pessoalmente os clientes? E o seu ramo de atividade é tecnologia e você precisa
de um look mais discreto ou é do segmento criativo a ponto de poder adotar um
estilo sério, só que mais despojado? Quais são seus gostos? Como é a sua
personalidade? E o seu comportamento?
Nesse momento você
está pensando, por que tantas perguntas? A resposta é básica: Se você
tivesse consultado um visagista a probabilidade de insatisfação teria sido muito pequena.
Isto acontece porque todos
nós transmitimos uma mensagem sobre quem somos através da nossa roupa, sapatos,
cabelo e maquiagem. Muitas vezes passamos uma imagem que não corresponde a nossa
realidade, ou seja, a imagem (o que você transmite) não corresponde com
a identidade (o que você realmente é). E a pessoa que nunca ouviu o termo,
a primeira impressão é a que fica? É claro que esta afirmação não é verdadeira,
no entanto muitas vezes não nos é dado
uma segunda chance, seja em uma entrevista de emprego, em um encontro com um
cliente importante, em um evento ou mesmo em em uma paquera. Portanto, é importante
pensar que a primeira impressão é fundamental para a conquista de um conceito
favorável para o indivíduo ou sua empresa.
Uma coisa clara e certa, você
pode ser muito competente, mas sua imagem tem que dizer isto, ela deve
representar exatamente o que você é e deseja transmitir.
O visagismo
é uma tendência que vem aumentando, conquistando novos
adeptos e ganhando cada vez mais espaço. É uma arte que se baseia na análise da
personalidade e nos traços faciais para encontrar o corte de cabelo e a
maquiagem ideal para cada pessoa.
Essa arte surgiu por volta da década de 40,
mas realmente foi na década de 80 que o arquiteto e cabeleireiro Claude
Julliard desenvolveu melhor o método.
O maior nome do
visagismo no Brasil é Philip Hallawell, que iniciou em 2002 sua pesquisa. Hoje
Phillip é autor do livro Visagismo – Harmonia e estética (editora Senac) e
ministra cursos, palestras e workshop´s.
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