Pablo Sebastian Hair Stylist Visagista e Consultor de Imagem

domingo, 22 de janeiro de 2012

Visagismo – A arte de criar uma imagem pessoal personalizada.



     


       Com certeza você já se olhou no espelho e não gostou do que viu, seu cabelo já não estava mais com aquele corte, a cor então, nem se fala, não tinha o mesmo brilho de antes. É claro que você não pensou duas vezes, pegou o telefone e marcou um horário no salão. Chegando lá disse que gostaria de mudar, estava disposta a tudo para ter um look mais moderno que se encaixasse na dinâmica do seu dia-a-dia. Afinal, de que adianta ter um cabelão se você não tem tempo para cuidar (escovar, colorir, tratá-lo, etc). Mesmo tendo explicado exatamente o que queria saiu do cabeleireiro um tanto quanto insatisfeita, certa de que, a relação custo X benefício não tinha valido a pena.
         Isto porque o cabeleireiro não buscou alguns detalhes sobre a sua rotina, com o que você trabalha, se você trabalha em empresa na área comercial, interna ou externamente? Atende pessoalmente os clientes? E o seu ramo de atividade é tecnologia e você precisa de um look mais discreto ou é do segmento criativo a ponto de poder adotar um estilo sério, só que mais despojado? Quais são seus gostos? Como é a sua personalidade? E o seu comportamento?
        Nesse momento você está pensando, por que tantas perguntas? A resposta é básica: Se você tivesse consultado um visagista a probabilidade de insatisfação teria sido muito pequena.
       Isto acontece porque todos nós transmitimos uma mensagem sobre quem somos através da nossa roupa, sapatos, cabelo e maquiagem. Muitas vezes passamos uma imagem que não corresponde a nossa realidade, ou seja, a imagem (o que você transmite) não corresponde com a identidade (o que você realmente é). E a pessoa que nunca ouviu o termo, a primeira impressão é a que fica? É claro que esta afirmação não é verdadeira, no entanto  muitas vezes não nos é dado uma segunda chance, seja em uma entrevista de emprego, em um encontro com um cliente importante, em um evento ou mesmo em em uma paquera. Portanto, é importante pensar que a primeira impressão é fundamental para a conquista de um conceito favorável para o indivíduo ou sua empresa.
      Uma coisa clara e certa, você pode ser muito competente, mas sua imagem tem que dizer isto, ela deve representar exatamente o que você é e deseja transmitir.
     O visagismo é uma tendência que vem aumentando, conquistando novos adeptos e ganhando cada vez mais espaço. É uma arte que se baseia na análise da personalidade e nos traços faciais para encontrar o corte de cabelo e a maquiagem ideal para cada pessoa.
    Essa arte surgiu por volta da década de 40, mas realmente foi na década de 80 que o arquiteto e cabeleireiro Claude Julliard desenvolveu melhor o método.  
   O maior nome do visagismo no Brasil é Philip Hallawell, que iniciou em 2002 sua pesquisa. Hoje Phillip é autor do livro Visagismo – Harmonia e estética (editora Senac) e ministra cursos, palestras e workshop´s. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.